Venda e locação podem andar juntos
Voltar para o blog

Venda e locação podem andar juntos

Se você tem um imóvel à venda que já está parado há muito tempo, este é o momento de repensar a importância de disponibilizá-lo para locação. Isso porque o cenário atual mudou muito e até as grandes incorporadoras estão revendo suas estratégias. A Gafisa, por exemplo, acaba de fechar uma parceria com uma administradora para gerir seu estoque de imóveis e reverter este custo de manutenção em receita para a empresa. Mas quais são os motivos para que o mercado esteja tão animado com as locações?

 

O primeiro deles é a taxa Selic tão baixa. Hoje fixada em 2% a.a., a taxa básica da economia faz com que os investimentos mais conservadores em Renda Fixa rendam algo em torno de 0,17% ao mês. Ou seja, para cada R$ 100.000,00 investidos, você recebe aproximadamente R$ 170,00 de volta, sem considerar ainda o desconto de Imposto de Renda. Já os aluguéis residenciais rendem em torno de 0,3% ao mês, praticamente o dobro da Renda Fixa. Ou seja, se você vender hoje seu imóvel e investir o dinheiro no Tesouro Selic, irá abrir mão de metade do rendimento sobre o capital investido. Isso, sem considerar o potencial de valorização do imóvel ao longo do tempo. 

 

O segundo deles é que, se seu imóvel está à venda há muito tempo, é provável que falte algum atrativo que faça com que um comprador se interesse por ele. E uma propriedade que já gera renda é mais atraente para quem investe. Ou seja, se você ainda quer vender de qualquer jeito, alugar seu imóvel pode ser o que falta para que a negociação se concretize.

 

Outro ponto importante é que imóveis tem custo. Manutenção, IPTU e condomínio são custos que, quando acumulados, podem fazer com que o proprietário sinta uma pressão maior para vender seu imóvel e, no mercado imobiliário, pressa é sinônimo de perder dinheiro. Já com o imóvel locado, é mais confortável manter o imóvel por mais tempo, e vendê-lo no momento certo, por um valor mais rentável.

 

Mas é importante ter cuidado, existem alguns riscos intrínsecos ao mercado de locação. A inadimplência, não somente do aluguel, mas também de outros encargos ligados ao imóvel, e a deterioração por mau uso são problemas reais que causam dor de cabeça a diversos proprietários de imóvel. Para reduzir estes problemas, é primordial a contratação de uma boa administradora de imóveis, que ofereça soluções reais para que você receba sua renda com tranquilidade. Afinal, sendo sua intenção vender ou não o imóvel no futuro, seu patrimônio deve estar sempre protegido.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.